Coisas que se repetem. De alguma forma. Parte I: Europa

“E quais são as palavras que nunca são ditas?” (Legião Urbana).

Ou Repetidas?!  – pergunto eu.

2240_1

Europa – princesa da mitologia greca que foi seduzida por Zeus,  disfarçado de um lindo Touro branco. A história do disfarce se dava porque Zeus tinha uma mulher muito ciiumenta: Hera. Mas enfim, quando Europa o viu, subiu no Touro. Zeus a raptou  e a levou para a ilha de Creta, onde  a fecundou. Consta em primeiro lugar por uma questão de justiça:  é o uso mais antigo de todos.


Mapa_Mundo

Europa – o Continente, “o velho mundo”, cujo nome se deve ao da princesa mitológica e que todos conhecem. Pelo menos das aulas de geografia.


LuaEuropa

Europa – nome de uma das luas de Júpiter, objeto de especulações sobre a possibilidade de existência de vida em seu interior. Não é a principal lua de Júpiter, essa  posição  é ocupada por Ganímedes.


antichrist_4b

Europa –  é o último filme da trilogia  também chamada de “Europa”. Todos os três filmes com a assinatura do grande e controverso cineasta dinamarquês Lars Von Trier, que também dirigiu “Dançando no Escuro”, com Bjork, “Dogville”, com Nicole Kidman e agora a mais nova polêmica do momento: “Anti-Cristo”. Ah! “ Europa” foi lançado em 1991 e levou três prêmios no Festival de Cannes: Grande Prêmio do Júri, Melhor Contribuição Artística e o Prêmio Técnico.  Como no momento só se fala em Anti-Cristo e porque Von Trier está sempre se superando na capacidade de provocação , a imagem acima é desse filme.


9F7A50CDC58E4EAB82DB04FFC7ECF6EE

Europa – nome do hino nacional de Kosovo, território situado na península balcânica que se declarou independente em 2008, tendo sido  reinvidicado pela Sérvia. Na ocasião, os Estados Unidos apoiaram Kosovo,  assim como as princiáis potências da União Européia, reconhecendo sua independência; enquanto, do outro lado,  a Rússia se aliou á Sérvia,  o que fez com que quase resurgisse uma velha história.

covenant

Europa – nome de um disco do trio sueco Covenant, liderado por Eskil Simonsson , lançado em 1998. O grupo canta em alemão e faz um som chamado de electropop. Ainda é pouco conhecido no Brasil que, da Suécia, não  esquece mesmo é do ABBA. “Mamma Mia!”. Para quem não conhece, pode ouvir o Covenant na Last FM.


elle-polar01

Europa – nome de um disco da cantora, compositora  e atriz islandesa Bjork (1965, REyjavik-), que ganhou os Grammys  de Melhor Álbum Alternativo em 2004 e 2007. “Europa” foi lançado também em 1998 e faz parte do que chamam na França de sua “discografia pirata”. É ativa politicamente e se opôs a instalação de um centro de tratamento de alumínio em seu país. Dedicou a música “Declare independence” a Kosovo  e por isso teve um show cancelado na Sérvia. Já fez shows no Rio de Janeiro,  São Paulo e Curitiba.  Gravou seu primeiro disco aos 12 anos de idade.  Se vestiu de ganso na festa do Oscar de 2001. Frase marcante de Bjork: “…não sou uma elfa, sou apenas uma islandesa com um laptop.”


250px-Iles_eparses_de_l'ocean_Indien.svg


Europa – é uma ilha no continente africano, dependente do território Reunião, que constitui domínio francês desde 1897. Fica no sul da África, a cerca de meia hora de Madagascar- aquela mesma do desenho animado da Dreamworkers  e que também a reinvindica esta Europa, e ao sul de Moçambique. É resquício da colonização francesa na África. Na ilha atualmente existe apenas um  grupo militar da França.


240px-52Eur-LB1-richfield

52 Europa – outra vez na astronomia: é um asteróide  descoberto em 1858 por H. Goldschmidt, apontado como o 7º maior do mundo. Lembrando que asteróides são objetos rochosos e metálicos que orbistam em torno de sóis, mas que não podem ser considerados planetas em razão do diminuto tamanho.


400px-Monnaie-europa

Europa – uma moeda que não vingou, criada em 1928 por JosephArcher,  então prefeito Cizely, em  Niévre – um departamento francês e  um dos  fundadores do Movimento Federalista  da Europa.


xqcsh1

Europa Europa – outro filme, desta vez da cineasta polonesa Agnieszka Holland, cujos filmes são marcados por forte politização.  Lançado em 1990 na Alemanha, o filme conta a história de um rapaz que oculta sua origem judaica e ingressa na Juventude Hitlerista. Agnieszka esteve no Festival do Rio 2003 para lançar o filme ” Voltando Para casa”.

Fontes de pesquisa: Wikipédia em português, francês, inglês e espanhol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s