Como conhecer uma cidade?

Lindevania Martins


Imagem: High Line, jardim suspenso em New York.

Contam-se histórias sobre povos que acreditam, estranhamente para nós, que fotografá-los lhes fará perder a alma.  Afinal, como existir em duplicidade?

Mas as câmeras duplicam o mundo. Sem que nada se perca.

Crescidos no excesso de imagens, fixas ou móveis, a enxurrada de novas imagens que produzimos ao nos deparar com uma cidade nova e bela, antes que tentativa de conhecimento é tentativa de aprisionamento de um instante, para que a memória permaneça e possa ser compartilhada.

Susan Sontag acredita que o maior feito da fotografia é nos dar o sentido de que podemos ter o mundo inteiro em nossas cabeças: uma antologia de imagens.

Fotografar uma cidade é transformá-la em um objeto que pode ser possuído, colecionado, preservado. A fotografia implicará sempre numa relação com o passado: cada novo olhar o trazendo de volta. E sem que nada na cidade se perca, a trazemos conosco.

Mas como conhecer a cidade?

Uma cidade é sempre algo artificial. Então, conhecer uma cidade, parece implicar, antes que conhecer o que seus habitantes possuem por sorte,  graças a natureza, em conhecer o que esses mesmos habitantes construíram.

Conhecer uma cidade parece implicar, ainda, em com ela estabelecer uma relação que exclui o mistério e a surpresa assentados no tanto de ignorância que dela temos. Caminhar, talvez, para a banalidade que não lhe lança mais olhares curiosos, que a transforma em simples meio ou obstáculo.

___________

Referencia:

SONTAG, Susan. On photography. New York: Picador, 1990.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s