A Ciberguerra do WikiLeaks

Manifestação pró-Wikileaks

 

O sociólogo espanhol Manuel Castells, autor do livro “A Sociedade em Rede”,  publicou artigo na La Vanguardia no qual analisa a recente questão do Wikileaks, cujos desdobramentos ainda continuam.

Afirmando que a reação histérica dos Estados Unidos e de outros países contra as ações do Wikileaks confirma seu argumento de que o poder se baseia no controle da comunicação, defende que entramos numa  nova fase da comunicação política:  as informações, sejam segredos ou fofocas, se espalham através de canais que escapam aos aparatos do poder.

E pontua:

“Não está em jogo a segurança dos estados (nada do que foi revelado põe em perigo a paz mundial, nem era ignorado nos círculos de poder). O que se debate é o direito do cidadão saber o que fazem e pensam seus governantes. E a liberdade de informação nas novas condições da era da internet.   Como dizia Hillary Clinton em sua declaração de janeiro de 2010: “ A internet é a infraestrutura icônica de nossa era… Como ocorria nas ditaduras do passado, há governos que se voltam contra os que pensam de forma independente utilizando estes instrumentos”. Agora ela aplica a si mesma essa reflexão?

Porque a questão chave é que os governos podem espionar, legal ou ilegalmente, os seus cidadãos. Mas os cidadãos não têm direito a  informação sobre quem age em seu nome, exceto na versão  censurada que os governos constroem. Neste grande debate vão mostrar quem realmente são  as empresas de internet autoproclamadas plataformas de livre  comunicação e a mídia tradicional, tão zelosa de sua própria liberdade.

A ciberguerra já começou. Não uma ciberguerra entre estados, como se esperava, mas entre estados e a sociedade civil internauta. Nunca mais os governos poderão estar seguros de manter seus cidadãos sob a ignorância de suas ações. Porque ao menos haverá pessoas dispostas a realizar vazamentos e em uma internet povoada por wikis surgirão novas gerações de wikileaks” .  (Tradução: Lindevania Martins)

Leia aqui o artigo completo de Castells:

La Ciberguerra de WikiLeaks

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s