Fale Com Eles

Lingodroids: um par de robôs móveis que desenvolve sua própria linguagem.

A literatura e o cinema de ficção científica são povoados por robôs e máquinas pensantes. E estas criaturas um dia se revoltam contra seus criadores e decidem submeter os humanos ao seu controle.

Em “O Exterminador do Futuro”,  a ameaça é um sistema computadorizado chamado Skynet, que envia robôs ao passado para arrancar o mal pela raiz: eliminar a possibilidade de existência daqueles que lhe farão oposição no futuro.  Em “Matrix”, as máquinas organizam um exército para destruir a cidade dos humanos, Zion.

No início do século XXI, os atuais experimentos com inteligência artificial não estão tão avançados a ponto de permitir ou fazer supor que possa haver um confronto entre homem e máquina para dominar o mundo. Na verdade, a possibilidade de hibridização é que parece a grande aposta: um futuro povoado por seres metade máquinas, metade humanos.

Enquanto isso, a humanidade engatinha cada vez mais rápido.

O foco, na Universidade de Queensland, na Austrália, é a capacidade de comunicação. Os dois robôs  acima,  ali desenvolvidos,  foram programados para desenvolver um tipo próprio de comunicação, com uma linguagem totalmente nova. A intenção é que os robôs conversem entre si e aprendam um com o outro, a partir da exploração do espaço no qual se encontram. Os pesquisadores australianos tentam agora ensiná-los a expressar idéias mais complexas.


Minha mãe, que não é boba, mas nunca foi muito fã de ficção científica, sonhava mesmo era com outro tipo de robô:

Rosie, a empregada robô dos Jetsons.

Um robô que cozinhasse, lavasse e passasse, sem férias, sem folga ou pausa para domir, como a empregada dos Jetsons.

Robin Willians, em "O Homem Bicentenário".

Um robô que cuidasse das crianças e tivesse fôlego para correr atrás delas e carregar suas tralhas, como Andrew, em “O Homem Bicentenário”.

Bjork é um robô em "All Is Full of Love".

Ou, saindo da esfera doméstica, um robô que cantasse e fosse boa de mídia, se tornando uma estrela internacional e trazendo um dinheirinho pra casa, como a Bjork-Robô!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s